Claude-Achille Debuss foi músico e compositor frânces. A música inovadora de Debussy agiu como um fenômeno catalisador de diversos movimentos musicais em outros países. Na França, só se aponta Ravel como influenciado, mas só na juventude, não sendo propriamente discípulo. Influenciados foram também Béla Bartók, Luís de Freitas Branco, Heitor Villa-Lobos e outros. Do Prélude à l'après-midi d'un Faune ("Prelúdio ao entardecer de um Fauno")
Movimento Impressionista na música foi um movimento na música erudita, principalmente na França, que se iniciou na segunda metade do Século XIX e continuou até o meio do Século XX. Assim como o seu precursor nas artes visuais, a música impressionista focalizou mais na sugestão e atmosfera do que na forte emoção ou ilustração da história como em música de programa. Surgiu como uma reação aos excessos da Era Romântica, enquanto este período foi caracterizado como uma era do uso dramático do sistema das escalas maior e menor, a música impressionista tende a fazer mais uso de dissonância com escalas não tão comuns, tal como a escala hexafônica. Os compositores românticos também usavam gêneros mais longos de música, como a sinfonia e o concerto, os compositores impressionistas preferiram formas menores.
A música orquestral de Debussy é a que corresponde melhor à sua imagem de impressionista. Várias de suas composições ele utiliza acordes de 11ª e 13º bem abertos e repetitivos, lentamente e, com um toque ostinato sobre estes acordes, ele desenvolve uma linha simples melódica por cima da mão que fica repetindo o acompanhamento nas mesmas notas, causando este efeito ser chamado de "planando", o que críticos descrevem como: "O efeito disso era uma nova e estranha sonoridade."; pois causa a impressão de Debussy estar voando, planando lentamente, com o acompanhamento da música. Cerca de 20 anos após o surgimento do Impressionismo na pintura, ouvia-se Prélude à l'après-midi d'un Faune (Prelúdio à tarde de um fauno) de Claude Debussy. Esse prelúdio foi uma marcante manifestação musical Impressionista.
MÚSICAS:
- Prélude à l'après-midi d'un Faune (Prelúdio à Tarde de um Fauno)
- Suíte Bergamasque
- Pelléas et Mélisande
- La Mer
- Trois Images
- Sonata para Piano e Violino
Comentários
Postar um comentário