Joseph Maurice Ravel (Ciboure, 7 de março de 1875 - Paris, 28 de dezembro de 1937) foi um compositor e pianista francês, conhecido sobretudo pela sutileza das suas melodias instrumentais e orquestrais, entre elas, o Bolero, que considerava trivial e descreveu como "uma peça para orquestra sem música".É mundialmente conhecido pelo seu Bolero, ainda hoje a obra musical francesa mais tocada no mundo
Foi influenciado significativamente por Claude Debussy, mas também por compositores anteriores, como Mozart, Liszt e Strauss, mas logo encontrou seu próprio estilo, que ficou, porém, marcado pelo Impressionismo..A influência de impressionismo visual na sua contraparte musical é bem discutida. Claude Debussy e Maurice Ravel são considerados, em geral, os maiores compositores impressionistas.
A música orquestral de Debussy é a que corresponde melhor à sua imagem de impressionista.".Maurice Ravel também utiliza os mesmo efeitos que Debussy, e sua Pavane pour une infante demonstra isto muito bem. Ravel só mudou seu estilo de Impressionista para o neoclassicismo, depois que Debussy faleceu, em 1918.
Assim como na pintura, a música impressionista não possui linhas (melódicas) nítidas, suas melodias são pouco angulosas, sensuais e etéreas. O efeito dos sons é muito importante no contexto da obra, muitas vezes mais importantes que a própria melodia, como se pode observar nos floreios e dedilhados representados em Gaspard de La Nuit, obra para piano de Maurice Ravel.
OBRAS MUSICAIS:
- Bolero
- Pavane pour une infante défunte
- Concerto para Piano em Sol Maior
- Quarteto de Cordas em Fá Maior
- Rapsódia Espanhola
- Daphnis et Chloé
- Le Tombeau de Couperin
Comentários
Postar um comentário